terça-feira, 30 de maio de 2006

Banco Mundial adverte para risco de emergentes

A dependência cada vez maior dos chamados países emergentes de capital estrangeiro barato dos países ricos aumenta o risco de volatilidade no mercado financeiro internacional, alerta um estudo do Banco Mundial divulgado hoje. O relatório adverte que uma possível fuga de capitais seria crítica neste momento para os países em desenvolvimento e o abalo da segunda-feira passada aumentou o nervosismo dos investidores, adverte o jornal inglês Financial Times, porta-voz do centro financeiro de Londres.

"O momento é tão crítico que dá pouco tempo a estes países para desenvolver seus mercados", afirma o autor do relatório, Mansoor Dailami. "Metade das economias em desenvolvimento está metade fora, metade dentro do sistema financeiro global. São meio abertas e meio fechadas."

Pelos cálculos do Banco Mundial, os investidores privados colocaram um recorde de US$ 491 bilhões nos mercados emergentes em 2005. No ano anterior, tinham investido US$ 397 bilhões, informa o Wall St. Journal, porta-voz do centro financeiro de Nova Iorque.

Alguns economistas acreditam que estes investimentos foram feitos sem uma avaliação de risco adequada. "O capital estrangeiro pode ajudar a financiar investimentos que tornem os países pobres mais ricos", observa o WSJ.

"O pior cenário é um choque repentino - algo como um grande surto de gripe aviária, uma desaceleração da China ou uma alta inesperada nas taxas de juros - capaz de levar os investidores a decidir que um retorno baixo em ativos de países em desenvolvimento simplesmente não compensa os riscos", diz o Journal.

Uma fuga rápida do capital estrangeiro abalaria o crescimento dos países em desenvolvimento, deixando dívidas, juros mais altos, queda nas bolsas de valores e menor demanda por suas exportações.

Neste momento, a Bolsa de Valores de São Paulo cai mais de 3%. O real está em queda. Mas o mercado ainda acredita numa queda de 0,5 ponto percentual amanhã na taxa básica de juros do Banco Central, hoje em 15,75% ao ano.

Nenhum comentário: