quinta-feira, 25 de maio de 2006

Senado americano aprova nova lei de imigração

O Senado dos Estados Unidos aprovou hoje leis que dão oportunidade aos 11 milhões de imigrantes ilegais de pedir cidadania americana, reforçam a segurança na fronteira e criam a figura do trabalhador convidado, que terá permissão para trabalhar antes de obter a cidadania. A aprovação é uma vitória do presidente George W. Bush.

Pelo projeto, quem estiver há mais de cinco anos ilegalmente nos EUA poderá pedir cidadania, desde que esteja empregado e atenda a uma série de exigências, inclusive conhecimento de inglês o pagamento de impostos atrasados. Estima-se que este seja o caso de 7 milhões de ilegais.

Quem estiver no país de 2 a 5 anos poderá se inscrever no programa para trabalhadores convidados, que teriam prazo de permanência máximo de 3 anos, devendo depois voltar a seu país de origem ou pedir visto de residência permanente. Este sria o caso de 3 milhões de pessoas.

Os ilegais que entraram há menos de 2 anos terão de sair dos EUA e se inscrever no programa para trabalhadores convidados em seus países de origem. Eles seriam um milhão.

Mas a legislação que passou no Senado terá de ser conciliada com um projeto muito mais duro aprovado pela Câmara, que não cria o trabalhador convidado e considera todos os imigrantes ilegais criminosos. Acredita-se que haja 1 milhão de brasileiros vivendo ilegalmente nos EUA.

Nenhum comentário: