quarta-feira, 13 de maio de 2015

Golpe tenta derrubar presidente do Burúndi

Depois de semanas de violentos protestos contra a tentativa do presidente Pierre Nkurunziza de concorrer a um terceiro mandato, violando o limite constitucional, o general Godefroid Niyombare, do Exército do Burúndi, anunciou hoje ao meio-dia sua deposição, informou a televisão pública britânica BBC.

Milhares de pessoas saíram às ruas para festejar a queda de Nkurunziza, mas a situação ainda é confusa. O aeroporto capital foi fechado. Todos os voos foram cancelados. Depois de negar o golpe inicialmente, o governo passou a dizer que a conspiração fracassou.

Nkurunziza tinha ido a uma reunião da Comunidade dos Países da África Oriental na Tanzânia para discutir. Seu avião não conseguiu voltar ao país. Teria pousado em Uganda.

Na semana passada, o Tribunal Constitucional do país autorizou a candidatura, argumentando que a primeira eleição do presidente em 2005 foi indireta, pelo Parlamento. Assim, ele teria direito a concorrer a um segundo mandato pelo voto popular.

A oposição denunciou a manobra como ilegal, inconstitucional e uma violação do acordo de paz que acabou com uma guerra civil entre a maioria hutu, da qual Nkurunziza faz parte, e a minoria tútsi, que domina o Exército. A composição étnica é a mesma da vizinha Ruanda, onde 800 mil pessoas foram mortas num genocídio 21 anos atrás.

Nenhum comentário: