quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Mandante da onda de terror em Paris foi morto em Saint-Denis

O belga Abdelhamid Abaaoud, considerado o idealizador da onda de terror que deixou 129 mortos na sexta-feira, 13 de novembro, em Paris foi morto no ataque a um apartamento onde funcionava uma célula terrorista do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, informaram há pouco peritos da Polícia da França citados pelo jornal The Washington Post. A notícia ainda não confirmada oficialmente.

Pouco antes, o procurador da República em Paris anunciou que nem Abaaoud nem Salah Abeslam, apontado como chefe da operação, estavam entre os oito terroristas presos durante a madrugada na cidade de Saint-Denis, na Grande Paris. Ele disse não ter condições de divulgar a identidade dos dois terroristas mortos, um homem e uma mulher.

Mais de cem policiais e soldados atacaram o edifício. A operação durou sete horas. Começou por volta das quatro da madrugada em Paris (1h em Brasília). Mais de 5 mil tiros foram disparados pelas forças de segurança

Depois dos ataques em Paris, quando Abaaoud foi acusado, a polícia francesa suspeitava que ele estivesse na Síria. Um bombardeio aéreo foi preparado para atingir o esconderijo onde o jihadista estaria em Rakka, a capital do califado proclamado pelo líder Abu Bakr al-Baghdadi em 29 de junho de 2014.

Nenhum comentário: