sábado, 13 de maio de 2006

Brasileiros podem perder terras na Bolívia

Os brasileiros que não compravarem a compra de terras poderão perder suas propriedades rurais na Bolívia, advertiu ontem o ministro do Planejamento boliviano, Carlos Villegas. A reforma agrária na Bolívia deve ser anunciada até o fim deste mês ou início do próximo.

Com a radicalização da crise, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, amçou retirar o embaixador brasileiro em La Paz. Hoje os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales se encontram em Viena, na Áustria, depois do encerramento da 4a. Reunião de Cúpula da União Européia, da América Latina e do Caribe.

Depois que o ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Soliz, declarou que a Petrobrás deveria ser excluída do Gasoduto do Sul, o projeto bilionário do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por ter acionistas privados e não ser 60% estatal, o chanceler Celso Amorim foi irônico. Disse que então seria o Gasoduto do Oeste, porque teria de dar uma volta enorme para não passar pelo Brasil. Admitiu ainda a possibilidade de retirar o embaixador brasileiro na Bolívia, o primeiro passo para uma ruptura de relações diplomáticas que não é cogitada no momento porque o país teria mais a perder.

Diante do endurecimento da posição brasileira, Morales anunciou ainda que não vai expulsar a Petrobrás da Bolívia. Mas o governo Lula está profundamente irritado com o presidente da Bolívia.

A reunião de hoje será uma oportunidade de recuperar as relações bilaterais, profundamente abaladas desde a estatização do gás e do petróleo bolivianos e da ocupação das instalações da Petrobrás pelo Exército da Bolívia, em 1 de maio.

4 comentários:

Anônimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anônimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Anônimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

Anônimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»