quarta-feira, 17 de maio de 2006

Carnificina aumenta em Bássora com uma morte por hora

A cada hora uma pessoa é assassinada em Bássora, a principal cidade do Sul do Iraque, onde a ordem pública está em colapso e as tropas britânicas não querem se arriscar mais para conter a violência. E um quarto das crianças iraquianas sofre de desnutrição, revela uma pesquisa por amostra de domicílio feita pelo governo provisório do Iraque e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Os números da violência em Bássora aproximam-se dos de Bagdá, num sinal de fracasso da estratégia gradualista adotada pelo Exército britânico nos últimos três anos.

Com a dificuldade para formar um governo permanente, cinco meses depois das eleições parlamentares de 15 de dezembro, há um colapso da autoridade e um aumento dos ataques dos rebeldes. Neste mês, 44 soldados americanos e sete britânicos foram mortos. A autoridade está sendo exercida por milícias e chefes tribais.

O primeiro-ministro designado, Nuri al-Maliki, deve anunciar seu governo no sábado. Mas até agora não houve acordo sobre ministérios-chaves como Defesa e Interior.

Nenhum comentário: