sábado, 27 de maio de 2006

Hamas rejeita ultimato do presidente palestino

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que forma o atual governo palestino, rejeitou o ultimato do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para decidir em 10 dias se aceita entrar em negociações de paz com Israel para criar dois países convivendo lado a lado: um israelense, outro palestino. Isto obrigaria o Hamas a reconhecer o direito de existência de Israel.

Um assessor do primeiro-ministro Ismail Haniya disse que o governo está aberto ao diálogo para criar um consenso nacional.

O Hamas, que venceu surpreendentemente as eleições parlamentares palestinas em 25 de janeiro deste ano, historicamente prega a destruição do Estado de Israel, embora diversos de seus líderes, numa posição mais realista, admitem a inevitabilidade da solução de dois Estados. Só que Israel se nega a negociar com o Hamas enquanto não for reconhecido como um país legítimo. Exige ainda que o movimento fundamentalista abandone a luta armada.

Para os líderes do Hamas, sua plataforma política foi aprovada nas urnas. Eles exigem a retirada total de Israel dos territórios ocupados na Guerra dos Seis Dias, em 1967, como precondição para abandonar a luta armada. É uma posição irrealista mas mostra o reconhecimento de que os territórios palestinos são a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, e não toda a Palestina.

Nenhum comentário: