domingo, 21 de maio de 2006

Montenegro vota em plebiscito sobre independência

O último capítulo da divisão da Iugoslávia pode ser escrita hoje, quando a pequena república de Montenegro, de menos de 700 mil habitantes, vota para decidir se permanece federada à Sérvia ou se torna independente. Por um acordo mediado pela União Européia, o movimento pela independência precisa de 55% dos votos.

Os dois lados confiam na vitória. A campanha pela independência é liderada pelo primeiro-ministro Milo Djukanovic, com a promessa de adesão mais rápida à UE e uma economia mais forte. Já a oposição alega que os fortes laços econômicos, culturais e familiares com a Sérvia serão rompidos.

Como a população é pequena, o plebiscito pode ser decidido pelos montenegrinos que moram no exterior. A diáspora pode decidir o futuro da república. Faz quase 90 anos que Montenegro foi independente pela última vez, no final da Primeira Guerra Mundial.

A dissolução da Iugoslávia era esperada desde o morte do marechal Josip Broz Tito, em 1980. Tito liderou a resistência comunista contra a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Recriou a Iugoslávia como uma federação de seis repúblicas onde a ideologia internacionalista do Partido Comunista sufocava os nacionalismos.

Mas foi a ascensão do sérvio Slobodan Milosevic à liderança do PC iugoslavo em 1986 que levou ao desmembramento do país. Apontado como um novo Tito, Milosevic foi o anti-Tito. Com o declíno da ideologia comunista, reacendeu o nacionalismo sérvio para se fortalecer no poder, deflagrando a série de guerras civis que dividiram a Iugoslávia.

Em 1987, em discurso na então província autônoma sérvia do Kossovo, onde 90% da população era albanesa e cerca de 10% sérvia, afirmou que os sérvios não seriam mais humilhados por ninguém. Em 1989, com a ameaça de guerra civil, Milosevic submeteu o Kossovo a um total controle sérvio.

Em 1991, as repúblicas da Eslovênia e da Croácia declararam independência, sendo atacadas pelo Exército Federal da Iugoslávia, dominado pelos sérvios, enquanto a Macedônia conseguiu se separar pacificamente.

A guerra na Croácia foi especialmente violenta, marcada por atrocidadades. Mas foi uma amostra do que seria a secessão da mais misturada etnicamente das repúblicas iugoslavas. A Bósnia-Herzegovina, dividida entre 44% de bósnios muçulmanos, 31% de sérvios cristãos ortodoxos e pelo menos 25% de croatas católicos, declarou sua independência em março de 1992.

A guerra da Bósnia durou três anos e marcou o primeiro fracasso da política externa e de segurança da UE, adotada pelo Tratado de Maastricht, em dezembro de 1991. Mais de 200 mil pessoas foram mortas e 2 milhões fugiram de casa. A capital, Sarajevo, ficou a maior parte do tempo sitiada. Foi alvo dos piores bombardeios realizados na Europa após a Segunda Guerra Mundial.

Pela primeira vez desde 1945, prisioineiros foram colocados em campos de concentração. A tortura e o estupro tornaram-se armas de guerra e de "purificação étnica".

Depois do massacre de Srebrenica, em julho de 1995, quando os sérvios mataram 8 mil homens adultos numa cidade teoricamente sobre a proteção das Nações Unidos, o Exército da Croácia, treinado e armado pelos EUA, recuperou o enclave sérvio de Krajina, derrubando o mito da invencibilidade sérvia.

Com maior equilíbrio no teatro de operações, surgiam as condições para os acordos de paz negociados em Dayton, nos EUA, em 1995.

Mas o Kossovo, onde tudo começou ficou de fora. Era apenas uma parte da Sérvia. Não estava assim sujeito ao direito internacional. Disto se aproveitou Milosevic para perseguir a maioria albanesa.

Em 1996, nasceu o Exército de Libertação do Kossovo. O líder sérvio aumentou a repressão e a "purificação étnica", levando a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar ocidental, liderada pelos Estados Unidos, a intervir militarmente, em 24 de março de 1999.

Oficialmente, esta foi a primeira guerra da OTAN, que festejava seus 50 anos. Mas a estrutura da organização fora usada na Guerra do Iraque (1991) para expulsar os iraquianos no Kuwait e sua Força Aérea contra os sérvios na Guerra da Bósnia.

Depois de 78 dias de bombardeio, a Sérvia se rendeu, concordando em retirar suas forças do Kossovo.

Milosevic ainda resistiu até 5 de outubro de 2000, quando caiu em meio a uma revolta popular. Em 28 de junho de 2001, ele foi enviado para Haia, na Holanda, para responder por crimes de guerra perante o Tribunal Internacional para a Antiga Iugoslávia. Em 11 de março deste ano, foi encontrado morto em sua cela.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Hello!
You may probably be very curious to know how one can manage to receive high yields on investments.
There is no initial capital needed.
You may begin to get income with a sum that usually goes
for daily food, that's 20-100 dollars.
I have been participating in one project for several years,
and I'm ready to share my secrets at my blog.

Please visit blog and send me private message to get the info.

P.S. I make 1000-2000 per day now.

http://theinvestblog.com [url=http://theinvestblog.com]Online Investment Blog[/url]